Jardins suspensos



A NATUREZA AGRADECE*~

Não jogue fora as garrafas PET. Elas podem ser aproveitadas em um jardim suspenso ideal para quem tem pouco espaço e ecologicamente correto. Uma das ideias é usar o gargalo em um jardim vertical composto de plantas ornamentais ou temperos.



Com os fundos das garrafas você pode ainda improvisar vasinhos e é muito simples
os jardins verticais têm conquistado espaço no paisagismo brasileiro. Eles foram criados para amenizar a falta de áreas verdes nos centros urbanos e também para modificar a paisagem com idéias originais que deixam o ambiente bem bacana...

O jardim vertical é um sistema que pode revestir qualquer tipo de parede ou muro interna ou externamente. Os sistemas podem possuir irrigação automatizada por gotejamento ou o cuidado pode ser feito manualmente, dependendo do tamanho.
Este método, desenvolvido pelo arquiteto Marcelo Rosenbaum, reutiliza garrafas plásticas para compor um lindo jardim vertical. A sugestão é ideal para casas que não têm grandes áreas para jardins. Além disso, se torna também uma solução para os resíduos, que deixam de ser descartados e ganham uma utilidade diferente da original. As garrafas ficam suspensas, amarradas em cordas de varais. Clique aqui para ver o passo a passo.



*~ Técnica Quadro Vivo:


Os quadros verdes foram desenvolvidos pela paisagista Gica Mesiara. É só escolher um local iluminado na casa e trazer o verde para dentro. O quadro é fixado com parafusos e buchas. A estrutura é vedada para evitar vazamentos e umidade, o sistema de rega pode ser computadorizado ou manual muitas pessoas estão adotando esse tipo de decoração que alem de deixar o ambiente mais aconchegante traz o verde para dentro da sua casa.

*~Fibra de Coco:


Esta técnica é perfeita para espaços pequenos como varandas e apartamentos. Por ser confeccionada por um material natural, parte dela pode ficar aparente, sem prejudicar o visual. Deve-se impermeabilizar a parede que vai receber o painel antes. O painel de fibra de coco pode ser parafusado na estrutura. A empresa Coco Verde Rj comercializa as peças para todo o Brasil.

Construir uma casa sustentável com tecnologias modernas, infelizmente, ainda não faz parte da realidade de boa parte dos brasileiros. Entretanto, com pequenas atitudes e escolhas bem pensadas é possível aplicar técnicas simples e sustentáveis.

Em uma construção sustentável o conceito ecológico deve levar em consideração o menor custo possível dos recursos naturais e sempre optar pelos materiais de boa resistência e longa duração. Se os produtos forem reaproveitados de outra construção é ainda melhor. Se puder, use madeiras reaproveitadas e tintas à base de água.

Confira as dicas muito simples para fazer a vida melhor:

*~1- Compre os materiais que precisa em locais próximos:

não adianta economizar no material e gastar no combustível. Prefira comprar os materiais da construção perto de sua residência evitando gasto desnecessário com transporte.

*~ 2- Reutilize materiais antigos:

Quando for reformar sua casa use materiais de demolição que são retirados de casas antigas, como madeiras, pisos de tábua corrida, tijolos maciços, telhas, portas e janelas. A madeira de uma cômoda velha, por exemplo, pode ser aproveitada para construção de novos materiais ou pode ainda ser reformada.

*~3- Sem cortinas:

Busque sempre deixar o espaço iluminado com a luz natural. Para isso prefira as janelas e portas que têm a opção de serem duplas, ou seja, veneziana na parte externa e vidro na interna, pois desta forma não precisará usar cortinas. Outra dica para deixar a casa mais clara é colocar ladrilhos de vidro nas paredes e claraboias no teto.

*~4-Área verde:

Outra dica é manter plantas e flores dentro de casa para refrescar o ambiente. Com elas, o uso de ventilador e ar condicionado pode ser reduzido. Se tiver espaço para ter um jardim, coloque um piso que drene bem a água da chuva para reaproveitar na rega do local ou faça um projeto simples de calhas para captar a água.

*~5- Horta orgânica:

Faça sua própria horta, em vasos, para cultivar seus temperos. Feitos em casa, os alimentos são mais saudáveis e saborosos, pois não possuem agrotóxicos.

*~ 6-Tintas ecológicas:

Opte pelas tintas à base de água que são consideradas ecológicas. Elas não têm cheiro e contribuem para a melhor respiração e transpiração das paredes, uma vez que as comuns possuem componentes tóxicos que podem causar alergias às pessoas e animais.

*~7- Mudança de atitudes

Talvez o principal item desta lista seja a disposição em aplicar tais conceitos. Para isso é preciso uma mudança de atitudes dos moradores, como implantar a coleta seletiva, economizar energia elétrica, demorar menos tempo no banho e reduzir o desperdício de água ao executar tarefas domésticas. Enfim, pequenas atitudes é que fazem a diferença.

DICAS SIMPLES QUE NOS DEIXAM DE BEM COM A VIDA E ANATUREZA AGRADECE!!!


3 comentários:

Humberto Dib disse...

Olá, Ravenna:
Gostei do seu blog, vou ficar como seguidor.
Um abraço desde Argentina.
HD

Ravenna Raven: disse...

Wow que bacana que gostou querido beijo grande e seja sempre bem vindo^~
confira a page AURA VERDE no Face Book tmb ^~
beijo

Ravenna Raven: disse...

Wow que bacana que gostou querido beijo grande e seja sempre bem vindo^~
confira a page AURA VERDE no Face Book tmb ^~
beijo