~#CÃES E GATOS VÃO FICAR SEM ABRIGO#~

CÃES E GATOS VÃO FICAR SEM ABRIGO:
Uma das mais tradicionais entidades protetoras de animais da cidade de São Paulo, O Quintal São Francisco fundado em 1957, anunciou que vai fechar as portas do abrigo que mantem cerca de 300 cães e gatos no bairro de Parelheiros, na zona sul da capital. Não se trata de uma noticia qualquer. O abrigo, inaugurado em 1961, chegou a ter 700 animais agora a direcão se rende a um problema que parece insoluvel, o crescente número de cães e gatos abandonados na Cidade de São Paulo. O abandono de animais sobretudo de filhotes e doentes é uma cena cada vez mais comum nos parques, praças e ruas da cidade.Um problema que aumenta com as festas de fim de ano, quando donos inresponsaveis vão viajar e não esitam em deixar seus animais para traz.
CRIME:
Apesar do abandono de cães e gatos ser considerado crime pela lei de crimes ambientais, de 1998, a policia Militar Ambiental reconhece que , dificilmente, alguem vai para cadeia por jogar um animal em praça publica. Como o endereço do abrigo em Parelheiros é conhecido a décadas e todos sabem que lá os animas são bem tratados inclusive com assistencia de veterinários, o local virou ponto de abandono de bichos.


"NÓS FOMOS VENCIDOS PELO ABANDONO DE ANIMAIS, PERDEMOS A BATALHA.NÃO DESISTIMOS DA LUTA, E SIM DO ABRIGO"

Disse Angela Caruso presidente do Quintal de São Francisco.

Reconheço que não conseguimos mudar a conciência da comunidade nem aumentar a responsabilidade de alguns donos de animais a ponto deles não abandonarem seus bichos"lamentou.
Angela vai acelerar em 2010, a doação dos cerca de 300 animais que ainda vivem em Parelheiros.O obgetivo é fechar o abrigo em março e vender o terreno em seguida."Em certas semanas, chegamos a encontrar diante doportão até 45 filhotes abandonados. Ninguem consegue dar conta, com qualidade de vida, de tantos animais" explica.

DESPESAS:
As despesas mensais do abrigo chegam a R$20 mil , o que inclui ração, medicamentos e produtos antipulgas.O pior é saber que o número de cães e gatos pode crescer indefinidamente no abrigo, uma vez que a quantidade de animais abandonados na porta é maior do que a capacidade de adoção dos animais. "Não é facil achar uma familia que queira cuidar com responsabilidade de um animal do abrigo"diz Angela"Hoje percebo que com o abrigo em endereço conhecido, nós acabamos contribuindo para a falta de responsabilidade das pessoas" diz a presidente.

ABANDONO:
Numa cidade como São Paulo , donos de animasi como cães e gatos se desfazem de seus bichos por inúmeros e futeis motivos.Um problema de desmprego, mudança de endereço, uma doença inesperada no animal são razões para deixar os bichos em praças públicas ou até em grandes avenidas movimentadas .Estima-se que entre 500 mil e 2 milhões de cães e gatos estejam abandonados em São Paulo. Angela conta que nem as intensas campanhas de castração conseguiram reverter a situação em Parelheiros e diminuir a população de cães e gatos.Segundo ela, o abrigo realizou ao longo dos ultimos anos, 24 mil castrações.A direção tambem fez inúmeras palestras educativas. "Fiz tudo o que podia na comunidade, mas não consegui mudar a cabeça das pessoas a ponto de criar uma nova cultura"Nos esforçamos para que surgisse um novo comportamento, capaz de manter os animais vacinados e castrados dentro de casa". Com os custos crescentes e sem o apoio de empresas do setor, a solução foi encerrar as atividades do abrigo. A pratica do abandono de animais é inerente ao ser humano, infelizmente.

SECRETO:
Daqui pra frente o Quintal de São Francisco vai continuar sua luta de proteção aos animais na área da educação.Angela avisa, porem que os animais velhinhos ou doentes que não conseguirem um lar até março de 2010, serão levados para um abrigo secreto do Quintal de São Francisco em São Paulo.Ficaram lá por tempo indeterminado. Abrigos secretos são adotados hoje pelas principais organizaçõe não governamentais(ongs) do setor, uma vez que donos irresponsaveis e aproveitadores costumam abandonar seus animais diante dos portões das entidades que reconhecidamente cuidem bem de bichos.

Nenhum comentário: